Com 828 metros de altura e 168 andares, o Burj Khalifa pode ser visto com até 95 quilômetros de distância. Sua construção começou em 21 de Setembro de 2004, sendo inaugurado no dia 04 de Janeiro de 2010.
Chamado de Burj Dubai durante toda a obra – que em árabe quer dizer a Torre de Dubai –, o arranha-céu teve o nome modificado para Burj Khalifa no dia da inauguração em homenagem ao presidente então dos Emirados Árabes, Khalifa Nahyan.
Mais de 45.000 m³ de concreto, que pesam mais de 110 mil toneladas, foram usados para construir a fundação de concreto e de aço, que possui 192 pilares enterrados com mais de 50 m de profundidade. A construção do Burj Khalifa usou 330.000 m³ de concreto e 39.000 toneladas de vergalhões de aço.
O revestimento exterior do Burj Khalifa começou em maio de 2007 e foi concluído em setembro de 2009. O projeto envolveu mais de 380 engenheiros qualificados e técnicos locais.
Além disso, a torre conseguiu um recorde mundial pela mais alta instalação de uma fachada de alumínio e de vidro, com uma altura de 512 metros. O peso total do alumínio usado no Burj Khalifa é equivalente ao de cinco aeronaves A380.
Burj Khalifa possui 57 elevadores e 8 escadas rolantes. O elevador de serviço possui uma capacidade de 5.500 kg e é considerado o elevador de serviços mais alto do mundo.
Burj possui elevadores programados para permitir uma evacuação controlada causada por fogo ou por certos eventos de segurança.
O observatório Burj Khalifa possui elevadores-táxis de cabine dupla, com capacidade de 12-14 pessoas por cabine. Viajando a 10 metros por segundo, eles são os elevadores que percorrem a distância mais longa do mundo.
Mais curiosidades
– O deque de observação “At The Top” do Burj Khalifa, localizado no 124o andar, é uma das principais atrações turísticas da cidade. Do topo, pode-se ver uma vista em 360o do oceano, do deserto e da cidade.
– Visto de cima, o Burj Khalifa forma uma flor-de-lis
– Para limpar todas as janelas de Burj Khalifa, seria necessário, pelo menos, 4 meses
– Os aços que foram precisos para construír Burj Khalifa, daria para construír uma ponte chegando até 1/4 do planeta Terra (Dos Estados Unidos ao Oriente Médio)
Realçando a grandeza
Sua grandeza fica ainda mais evidente se comparada a outras construções famosas: ele ultrapassa em mais de 300 metros o segundo prédio mais alto do mundo, o Taipei 101, em Taiwan. É também duas vezes maior do que o Empire State, em Nova York.
A imagem abaixo surpreende ainda mais ao mostrar a comparação da altura do Burj Khalifa com outras grandes e renomadas estruturas pelo mundo.